MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA


DOCUMENTO Nº 4 / 2024 - BC (11.00.42)

Nº do Protocolo: 23074.062729/2024-92
João Pessoa-PB, 26 de Julho de 2024

CHAMADA PÚBLICA PARA SELEÇÃO DE BOLSISTAS E VOLUNTÁRIOS PARA PROJETOS APROVADOS
NO EDITAL PROEX N.º 13/2024 PROBEX 2024/2025


Chamada Pública 01/2024 - Biblioteca Central


A Biblioteca Central (BC), conforme as orientações da COPAC/PROEX, em recomendação da Auditoria Interna da UFPB, para garantir a ampla concorrência e a publicidade e transparência da seleção de bolsistas dos editais de extensão, torna público a padronização de processo de seleção de bolsistas e voluntários para projetos de extensão aprovados no Edital PROEX N. 13/2024 - PROBEX 2024/2025.


1 OBJETIVO

Esta chamada destina-se a implementar uma metodologia de coleta de dados, visando a transparência, agilidade e precisão do processo seletivo para selecionar discentes para atuarem como bolsistas e voluntários em projetos de extensão da Biblioteca Central, utilizando um processo simples, transparente e auditável, sem comprometer a liberdade do método de seleção dos coordenadores de projetos de extensão.


2 INSCRIÇÕES

Os discentes interessados deverão:

a. Obedecer ao que rege o EDITAL PROEX Nº 13/2024 PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO - PROBEX e ter ciência das normas estabelecidas nesta chamada pública;
b. Preencher o formulário oficial de inscrição online - https://forms.gle/Hb9JVJpXU3XwyFa18 de 26 de julho de 2024 até às 23:59h do dia 31/07/2024;
c. Manifestar interesse em até dois projetos de extensão executados pela Biblioteca Central;
d. Anexar os documentos exigidos para assumir a bolsa (caso seja selecionado), conforme descrito no EDITAL PROEX Nº 13/2024 PROGRAMA DE BOLSAS DE EXTENSÃO - PROBEX.

Em 01 de agosto de 2024 a Biblioteca Central encaminhará aos coordenadores de projetos a lista dos interessados na ação e seus respectivos contatos, para que o coordenador do projeto agende com os candidatos horário e local da seleção, ou, caso necessário, disponibilize links para os mesmos. O agendamento da seleção, e contato com os candidatos inscritos devem ser feitos em tempo hábil e é função exclusiva do coordenador do projeto.


3 MÉTODOS DE SELEÇÃO

a. Essa etapa é de exclusiva responsabilidade do coordenador do projeto e será executada entre os dias 01 a 06 de agosto de 2024;
b. A seleção será realizada pelos coordenadores de cada projeto, de acordo com o método que julgarem mais adequado para suas propostas;
c. Os resultados devem ser encaminhados pelo coordenador, para o e-mail agp@biblioteca.ufpb.br, até o dia 07 de agosto de 2024;
d. Os candidatos selecionados serão classificados em duas categorias:
i. APROVADO E CLASSIFICADO: Primeiro colocado na seleção, este será o bolsista caso o projeto tenha sido aprovado com recursos;
ii. APROVADOS: Demais candidatos selecionados, que atuarão como voluntários e integrarão o cadastro de reserva do projeto. Estes poderão assumir a bolsa do projeto em caso de substituição do bolsista.


4 CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

a. Cada discente poderá manifestar interesse em até dois projetos;
b. Somente os nomes dos discentes que manifestarem interesse, via formulário oficial, serão direcionados aos coordenadores dos respectivos projetos para a seleção;
c. Discentes aprovados em mais de um projeto serão contactados no dia 08 de agosto para optar por apenas um projeto. Após a escolha, o coordenador será informado e escolherá entre os aprovados como voluntários o novo bolsista do projeto.


5 RESULTADOS

Os resultados serão publicados nos seguintes canais conforme datas descritas no cronograma do item 7:
a. Instagram oficial da Biblioteca Central;
b. Instagram dos projetos (quando houver);
c. Site oficial da Biblioteca Central;
d. Lista oficial dos resultados será encaminhada para PROEX.

6 SUBSTITUIÇÃO DE BOLSISTAS

Em caso de necessidade de substituição do bolsista, a seleção do novo bolsista será feita pelo coordenador do projeto dentre os candidatos aprovados.


7 CRONOGRAMA

a. Período de Inscrição dos discentes nos processos seletivos: 26/07/2024 a 31/07/2024, somente via formulário;
b. Lista de homologação dos inscritos pela Biblioteca Central: 01/08/2024;
c. Envio do formulário eletrônico para coordenadores de projetos: 01/08/2024;
d. Período de seleção de bolsistas e voluntários pelos coordenadores dos projetos: 01/08/2024 a 06/08/2024;
e. Conferência e consolidação dos resultados pela Biblioteca Central:07/08/2024;
f. Divulgação dos resultados da seleção de bolsistas e voluntários pela Biblioteca Central: 08/08/2024;
g. Prazo para coordenador de projeto alterar (Sigaa) status da ação para “EM EXECUÇÃO”: 09/08/2024;
h. Prazo para discentes selecionados no processo seletivo “REGISTRAREM INTERESSE” (Sigaa) em participar do projeto: 09/08/2024 a 12/08/2024;
i. Período para coordenador do projeto cadastrar PLANO DE TRABALHO DO BOLSISTA no Sigaa: 09/08/2024 a 13/08/2024;
j. Prazo para envio da documentação do Bolsista pelo Coordenador à Biblioteca Central: 13/08/2024;
k. Prazo para as Assessorias de Extensão encaminharem toda a documentação dos bolsistas selecionados à COPAC/PROEX: 16/08/2024;
l. Período de registro dos Planos de Trabalho dos alunos voluntários no SIGAA: 9/08/2024 a 16/08/2024.


8 DISPOSIÇÕES FINAIS

a. Esta chamada não compromete a liberdade dos coordenadores de projeto na escolha do método de seleção;
b. A Biblioteca Central se responsabiliza apenas pela organização e publicização das inscrições e dos resultados;
c. Questões omissas serão analisadas pela Biblioteca Central em conjunto com a COPAC.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: agp@biblioteca.ufpb.br




(Assinado digitalmente em 26/07/2024 20:45 )
JACQUELINE DE CASTRO RIMA
DIRETOR(A)
Matrícula: 1762821

Para verificar a autenticidade deste documento entre em https://sipac.ufpb.br/documentos/ informando seu número: 4, ano: 2024, documento (espécie): DOCUMENTO, data de emissão: 26/07/2024 e o código de verificação: 07f9f3c88e