Processo No. 23074.115005/2023-90
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Assunto: NOVO PPC ARQUIVOLOGIA
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DESPACHO
FAVORÁVEL
Parecer do Projeto Pedagógico de Curso de Arquivologia
Ao analisar o processo Nº 23074.114616/2022-23, ficou evidenciado que o PPC do curso de Arquivologia da UFPB atende ao que está previsto nos artigos 12, 13 e 14 da Resolução Nº 29/2020 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UFPB). Os artigos citados ditam sobre a estrutura do PPC, os princípios de elaboração do PPC e quem está responsável por sua elaboração, conforme descritos na sequência: CAPÍTULO III DA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS Art. 12. O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) de graduação expressa os principais parâmetros para a ação educativa e toma por base: I – A política de ensino, pesquisa e extensão de graduação. II – O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). III – Os dispositivos fixados no Regimento Geral da Universidade. IV – As normas emanadas dos órgãos educacionais referentes às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos Cursos de Graduação e dos Cursos Superiores de Tecnologia. Art. 13. A elaboração do PPC, como resultado da organização curricular, deve ser norteada pelos seguintes princípios: I – A autonomia e o respeito à pluralidade de ideias e às práticas pedagógicas. II – A ética deve nortear as ações desencadeadas pelos diversos participantes do processo educativo. III – A interdisciplinaridade deve ser o eixo norteador na definição da organização curricular. IV – A relação teoria/prática deve perpassar todo o curso na formação profissional. Art. 14. A elaboração e a reformulação do PPC é de responsabilidade do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e do Colegiado do Curso, conforme diretrizes estabelecidas pela PRG. Foi observado que ele segue as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais (DCN's) para a organização e funcionamento do curso de bacharelado em Arquivologia. O documento descreve os objetivos, o perfil do egresso, a metodologia, as ementas, a bibliografia, o corpo docente, a estrutura física do curso, as competências, as habilidades gerais e específicas, os conteúdos curriculares de formação geral e específica, o formato dos estágios, as atividades complementares, a estrutura do curso e as formas de avaliação. Assim, com base na análise do processo, sou de parecer favorável à aprovação do Projeto Pedagógico do Curso de Arquivologia, salvo melhor juízo do Conselho. (Autenticado digitalmente em 11/12/2023 17:26) VERA LUCIA CRUZ CCSA - COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS ATUARIAIS (11.01.13.13) COORDENADOR(A) DE CURSO |
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